Istambul
Ponte Gálata
Já falei aqui no Blog de Pamukkale e Capadócia, faltava Istambul!!!
A maravilhosa Istambul, antiga Bizâncio e Constantinopla (que já foi a maior e mais rica cidade da Europa e capital do Império Bizantino, Romano e do Otomano, dada a sua localização estratégica), única cidade que tem parte na Europa e parte na Ásia, e pontes intercontinentais ligando os dois lados, segue sendo uma cidade que tem um papel central na indústria, comércio e cultura da Turquia.
É a maior cidade da Turquia e da Europa, rica em sua arquitetura, cheia de universidades e cheia de locais históricos declarados patrimônio da humanidade pela Unesco.
Uma visita imperdível é a Mesquita Azul. Os turcos a chamam de Mesquita do Sultão Ahmet, pois foi construída em 1609, por ordem de Ahmet I, o 14º sultão otomano. Essa maravilha da arquitetura otomana tem 4 minaretes nos cantos, dois em um pátio ao lado e uma grande abóbada no centro que, com certeza, foi um desafio para o arquiteto que a projetou.
Mesquita Azul
Aí uma dica essencial para mulheres: levem uma pashimina para entrar nas mesquitas e vistam-se comportadamente (sem pernas de fora), para não ofender o costume local.A maioria da população é muçulmana.
Há ainda a Basílica de Santa Sofia, belíssima!
Santa Sofia
Santa Sofia vista de dentro
Outra dica é a visita ao Grande Bazar de Istambul, um dos maiores mercados cobertos do mundo, divertido e movimentado, possui centenas de lojinhas distribuídas por uma rede de passagens formando “ruas”. Os turcos são super conhecidos por gostarem de negociar e no Gran Bazaar é o melhor lugar para se por em prática a arte da negociação, hahaha! Nunca compre pelo preço que eles pedem, se tiver paciência, você acaba comprando o que quiser pela metade do preço! Lá há jóias incríveis, pashminas de shantush, lustres, tapetes, tudo que se possa imaginar!
Para umas compritchas: as lojas legais ficam na Nisantasi Street! E para luxury, Istinye Park Mall (lojas como Dior, Dolce & Gabbana, Hugo Boss, etc).
Istinye Park Shopping
Uma boa opção é ir, ainda, à estação do Expresso do Oriente. Originalmente, o trem partia de Paris a Istambul e foi o cenário de casos de espionagem, conspirações da aristocracia e encontros amorosos de astros e estrelas do cinema. A estação original ainda esta lá e pode-se jantar no mesmo local onde a aristocracia da época esperava pela chamada de embarque. Hoje os casacos de pele e Marlene Dietrich não estão mais por lá, mas o charme e ambiente ainda são espetaculares. Aliás, a estação ainda está em uso, mas infelizmente o Expresso do Oriente não faz mais o trajeto.
Para muitos o melhor lugar para se hospedar é a cidade antiga. Cercada por mesquitas e ruínas dos antigos impérios e com vistas do Bósforo, o bairro de Sultanahmet possui várias opções de restaurantes típicos. Não se pode deixar de experimentar o famoso "Kebab". O bairro também concentra o maior número de pontos turísticos, como a Mesquita Azul, o Túmulo do sultão Ahmet I, o Palácio Topkapi e a basílica Santa Sofia.
Para outros, o melhor local é Nisantasi, o bairro mais descolado e com gente bonita, segundo me informei.
Para jantar e esticar uma baladinha vai em um dos restaurantes do Reina Club (eleito uma das melhores baladas do mundo!). Segundo dizem, balada é linda, super animada e nem parece a Turquia das burcas que você vê durante o dia! Essa dica é unânime há anos!
Por fim, quem quiser experimentar os famosos banhos turcos, o lugar é Istambul!
Sem dúvida, com seu ar multicultural, a cidade oferece opções para todos os gostos. É, certamente, um banho de cultura!
© 2013 Lê Diniz - Todos os direitos reservados
Muitas das imagens do Blog vêm de diversas fontes, sendo a maioria não autorizada. Se alguma foto de sua autoria estiver em nosso blog e você desejar sua remoção, favor solicitar a retirada pelo formulário de contato.
Roberta
Adorei, sonho em conhecer esse lugar!
Elaine Babo
Quero muito conhecer… Olugar parece ser bem interessante!
Lê Diniz
Show, né? Bjs
Luciana Neves
Lê, adoro essa parte do seu blog e as dicas de viagem que você dá aqui! estou só anotando pra um dia, quem sabe, eu rodar o mundo! Beijos e parabéns
Lê Diniz
Que bom que gosta!!! Eu também adoro e faço com carinho….e espero poder um dia visitar todos os lugares que sonho e ainda não tive o prazer de conhecer….Viajar é tudo de bom, né? Beijos
Ana
LÊ adorei!! Muitas dicas boas … vou imprimir e levar cmg na viagem … gostaria de saber se là tem lojas como gap , kipplling , hollister , abercombrie , essas dai e se o preco ta bom
Lê Diniz
Que bom, Ana!!! Gap sim, Abercrombie que eu saiba não! Beijos